Guia para Gestão Eficaz da Farmácia Pública

Imagem de três pessoas na Farmácia da Saúde Pública

Aprimore a Farmácia Pública com Boas Práticas e Ferramentas Inovadoras

No desenvolvimento do Sistema Público de Saúde (SUS), a Assistência Farmacêutica se estabelece como um pilar relevante na Atenção Primária à Saúde, pois além de garantir o acesso universal e equitativo de medicação para as pessoas, ela permite a organização, a educação e consciência sobre o uso racional dos remédios.

Antes de nos aprofundarmos nas melhorias, precisamos, é claro, conhecer um pouco mais da Atenção Básica de Saúde.

 

O que é a UBS e qual sua importância?

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento médico preventivo e básico à população. Seu objetivo principal é solucionar até 80% dos problemas de saúde, evitando  encaminhamentos dos cidadãos para hospitais ou unidades de emergência. Na UBS, você encontra diversos serviços, como consultas médicas, vacinações, exames, orientações sobre saúde e a distribuição de medicamentos.

 

Mas como funciona a distribuição de medicamentos no SUS?

A farmácia pública é a responsável pela dispensação de medicamentos gratuitos para a população, de acordo com a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME). A REMUME é uma lista de remédios considerados essenciais para o tratamento das doenças mais comuns no município, que é elaborada com base na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), outra listagem, na qual, tem o objetivo garantir a segurança e a qualidade dos fármacos já comprovadas cientificamente e mais usados em benefício de boa parte dos cidadãos. 

 

Como é feita a compra de medicamentos?

No Sistema Único de Saúde, a responsabilidade do fornecimento é compartilhada entre governo federal, estadual e municipal, segundo a Política Nacional de Medicamentos. Essas compras acontecem por meio de licitações públicas, nas quais empresas privadas competem para fornecer os medicamentos ao menor preço. Neste cenário, o SUS adota critérios rigorosos de seleção, como a análise de laboratório e a verificação do histórico das empresas. 

 

Qual o papel do farmacêutico na Assistência Farmacêutica?

O farmacêutico na saúde pública tem um papel fundamental na garantia da saúde de todos. Entre suas principais responsabilidades, estão a atuação de forma estratégica, a dispensação de medicamentos com orientação e uso responsável. Além da participação em situações multidisciplinares e acompanhamentos quanto à adesão dos tratamentos dos pacientes. 

 

Quais conhecimentos ele precisa?

Para resultados ainda mais concretos na Assistência Farmacêutica da cidade, é interessante também, por parte do profissional, conhecer a Portaria GM n° 3916/98-Política Nacional de Medicamentos e o Ciclo de Assistência, um sistema formado por etapas de seleção, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, com suas interfaces na saúde.

 

Como aplicar boas práticas de gestão na farmácia pública?

A gestão estratégica é importante para garantir o acesso mais justo para as pessoas. Algumas boas práticas que podem ser aplicadas são:

  • Planejamento estratégico da distribuição de medicamentos;
  • Gestão de estoques eficiente;
  • Controle da qualidade dos medicamentos;
  • Monitoramento e avaliação da distribuição de medicamentos;
  • Implementação de boas práticas de armazenamento e conservação dos medicamentos;
  • Capacitação contínua dos profissionais da farmácia;
  • Implantação de software para farmácia pública (erp);
 

Ferramentas Inovadoras para Otimizar a Gestão

A Rang Farmácia é uma plataforma de gestão para farmácias públicas que colabora ativamente na efetividade e controle dos fluxos de compra, vencimento e dispensação de medicamentos. Os benefícios tecnológicos dão celeridade ao abastecimento de remédios e disponibilizam uma gestão completa, seguindo critérios legislativos. A Rang ainda pode contribuir com a logística informacional por meio de integrações com outros sistemas, como o Hórus ou até mesmo com comunicação integrada entre diferentes setores da unidade e do hospital público.

Conheça o Sistema de Gestão Rang Farmácia aqui!

Referências

Assistência Farmacêutica na ATE (Ministério da Saúde)

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd03_15.pdf

Política Nacional de Medicamentos: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_medicamentos.pdf

Conselho Nacional de Saúde

https://conselho.saude.gov.br/

Outras informações:

Programa de Farmácia Popular

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular

Compartilhe a postagem

Mais lidos

Receba as últimas tendências

Sugestões para gerenciar a mudança na Saúde